Novembro Azul - homem segurando um laço

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata;

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

• Idade: maior risco com o avançar da idade;
  • História de câncer na família: mulheres acometidas por câncer de mama e ovário (necessidade de pesquisa de mutação no gene BRCA2) e maior o risco quando homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes de 60 anos;
  • Homens negros;
  • Sobrepeso e obesidade.

Quais são os sinais e sintomas?

• Na fase inicial o câncer de próstata pode não apresentar nenhum sintoma, sendo diagnosticado apenas em exames de imagem e biópsia;
  • Com o aumento do tumor pode haver: dificuldade em urinar, diminuição do jato urinário, demora em começar e terminar de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Lembrando que esses sinais e sintomas também podem ocorrer em doenças benignas da próstata. Por exemplo: Hiperplasia benigna da próstata e prostatite.

Na presença de qualquer sinal e sintoma acima deve-se procurar assistência médica para investigação diagnóstica.

E como fazer o diagnóstico? Qual exame?

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou com 45 anos sem fatores de risco , devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite o médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA;

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Como são realizados estes exames?

• Dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico
  • Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame.
  • RM multiparamétrica de próstata
  • O nível de PSA costuma permanecer abaixo de 4 ng/ml. Alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter um tumor maligno, que pode até ser mais agressivo, por isso esse exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.
  • A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer. A retirada de amostras de tecido da glândula para análise é feita com auxílio da ultrassonografia e/ou ressonância. Pode haver desconforto e presença de sangue na urina ou no sêmen nos dias seguintes ao procedimento, e há risco de infecção, que diminui com o uso de antibiótico profilático.

O que vem na biópsia? O que é o Gleason?

urtagh7e c114 f04 2

Com quais exames é realizado o estadiamento da doença?

• Ressonância multiparamétrica da próstata
  • Cintilografia óssea (caso PSA >10, presença de sintomas ósseos ou Fosfatase alcalina elevada)
  • Tomografia de tórax e abdome superior (risco alto ou muito alto)
  • PET-CT com PSMA (para doença de maior agressividade)

Descobrimos se a doença é mais agressiva ou não de acordo com a estratificação de risco, onde o médico avalia fatores decisivos para estimar o risco de recorrência ou progressão a fim de auxiliar nas estratégias de tratamento.

O tipo do tratamento vai depender do estadio da doença em cada paciente:

• Doença localizada (confinada a próstata)
    • Vigilância ativa: acompanhamento clínico da doença. Utilizada quando o tumor tem características pouco agressivas. Iniciar o tratamento se progressão de doença. Deve-se acompanhar estes pacientes com PSA, toque retal, Ressonância Magnética e biópsia;
    • Cirurgia radical: aberta, laparoscópica e robótica (mais utilizada atualmente);
    • Radioterapia
  • Doença localmente avançada (somente ultrapassa os limites da próstata)
  • Cirurgia radical acompanhada ou não de terapia de deprivação androgênica;
  • Radioterapia;
  • Doença metastática (presente em outros órgãos, como ossos, linfonodos, fígado e pulmão)

O tratamento principal é a terapia de deprivação androgênica para pacientes que desenvolvem metástases (ou seja, supressão dos níveis de testosterona).

Há uma grande variedade de tratamento para o câncer de próstata metastático como:

• Abiraterona
  • Enzalutamida
  • Apalutamida
  • Darolutamida
  • Docetaxel
  • Cabazitaxel
  • Carboplatina
  • Radium 223 – radiofármaco prescrito pelo médico nuclear
  • Lutécio PSMA – radiofármaco prescrito pelo médico nuclear
  • Olaparibe – para pacienteste com mutação do gene BRCA

Não deixe de procurar ajuda médica na presença de sintomas, e diante do diagnóstico procure por profissionais capacitados para eleger o melhor tratamento para você! Cada tratamento é individualizado de acordo com características da doença, da idade e comorbidades do paciente!

Quer saber mais sobre outras campanhas como o Novembro Azul? Leia o artigo sobre Outubro Rosa clicando aqui!

Visite meu perfil e me siga no Instagram!

Comentários não estão habilitados