O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama 🎯.

O movimento surgiu em 1990 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Foi nesta ocasião que o laço cor-de-rosa, que até hoje é símbolo da campanha, foi distribuído aos participantes da corrida, que desde então é promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais incidente e com a maior mortalidade e morbidade do mundo.

Então a principal ferramenta que temos é ter uma vida o mais equilibrada possível com alimentação saudável, atividade física com frequência, manter peso ideal, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, além da realização de exames para detecção precoce de câncer de mama, como a mamografia.

O rastreamento para o câncer de mama deve ser feito com:

  • mamografia anual dos 40-74 anos (acima de 75 anos de acordo com expectativa de vida)
  • Ultrassonografia sempre deve ser realizada para mulheres mais jovens e com mamas densas, sendo um exame complementar aos achados da mamografia;
  • Ressonância Magnética das mamas: indicada para mulheres com alto risco (biópsias com atipias, mulheres com mutações genéticas), e também é indicada para mulheres com próteses mamárias.

Verdades e Mentiras

Mulheres que fazem auto-exame não precisam fazer mamografia ❌

Ao redor de 10% dos cânceres estão relacionados a hereditariedade; portanto a maior parte dos casos são esporádicos, sem relação familiar ✅

Desodorante causa câncer de mama ❌

Traumas na mama podem causar câncer de mama ❌

Prótese de silicone causa câncer de mama ❌

Existe um protocolo único de câncer de mama ❌

O tratamento é individualizado e, por isso, pode ser bem diferente de uma mulher para outra. É baseado em tamanho do tumor, se linfonodos acometidos, além de informações do resultado da biópsia, onde o anatomopatológico e imunohistoquimica mostrará se há positividade e negatividade de receptores hormonais, HER2 e ki67 para podermos instituir o tratamento oncológico ✅

Homens não têm câncer de mama ❌ Existe sim, porém com incidência muito mais baixa.

E não se esqueça: prevenir é essencial, além de realizar acompanhamento médico e exames para detecção precoce do câncer.

Tags:

Comentários não estão habilitados