Aprendendo um pouquinho sobre cuidados paliativos e a necessidade tão grande de entendermos o quão benéfico é para pacientes com uma doença mais avançada ou agressiva, sem possibilidade de cura.
Além de ajudar muito o paciente, ajuda a sua família também.

A abordagem de cuidados paliativos visa a qualidade de vida do paciente, através da avaliação precoce e controle de sintomas físicos, sociais, emocionais e até espirituais.

O principal objetivo desse tipo de tratamento é oferecer ao doente uma melhor qualidade de vida, assim como dos familiares que cuidam dele, através de prevenção e de alívio de sofrimento. Existem várias formas de deixar o estado clínico o mais confortável a todos os envolvidos.

“Sempre falo para meus pacientes que esse tratamento ajuda no controle de sintomas e também a resolver pendências burocráticas, conversar com familiares, falar sobre morte, atender aos últimos desejos, descrever a vontade daquele paciente sobre o processo de morte, ou seja, só traz benefícios para o paciente.”

Dra. Natália Fraile

Imagem ilustrativa do tema cuidados paliativos, onde Charlie Brown diz para Snoopy: "Só se vive uma vez, Snoopy" e ele responde que na verdade só se morre uma vez, mas vivemos todos os dias.

Aproveite para ler o post “Oncologista: o que é, quando procurar e quais exames são solicitados” para entender melhor o que este profissional faz e quando você deve procurar um.

Categories: